-->

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Conhecimentos e Capacidades envolvidos no processo de Alfabetização e Letramento.

CONHECIMENTOS E CAPACIDADES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.


O desenvolvimento das habilidades lingüísticas e comunicativas de ler e escrever, falar e ouvir com compreensão, não acontecem espontaneamente. Elas precisam ser ensinadas sistematicamente no Ensino Fundamental, sobretudo, nos anos iniciais.

Os conhecimentos e as capacidades envolvidos na aquisição da língua escrita na fase inicial de alfabetização estão organizados em torno dos seguintes eixos2:


I. COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA

Uma parte significativa das crianças brasileiras que vivem sob condições econômicas desfavoráveis,sobretudo, as que estão nas escolas públicas, tem pouco acesso a práticas sociais de leitura e escrita,desconhecendo muitas de suas manifestações e utilidades Nesta direção, faz-se necessário que a escola, pela mediação do/a professor/a, proporcione a eles/as condições para:

• Conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na
sociedade.

• Conhecer os usos e funções da escrita..

• Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita.

• Saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar.

II.APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Exemplos de Atividades Pedagógicas

* Visitas a diferentes espaços de circulação do texto escrito, como bancas de jornal,bibliotecas, livrarias.
* Audição de textos de gêneros variados como histórias, notícias, cartas,propagandas em diferentes suportes, como livros revistas, jornais, papel de carta.
* Entrevistas com jornaleiros, bibliotecários, escritores.
* Atividades de manuseio e exploração de suportes e materiais de escrita que possibilitem o/a alfabetizando/a aprender a lidar com o livro didático, com o livro de histórias, com as revistas,com jornais e suplementos infantis.
* Atividades que envolvam a aprendizagem do uso do caderno, do lápis, da borracha, da régua, etc.

I. Compreensão e valorização da cultura escrita.
II. Apropriação do sistema de escrita
III. Leitura
IV. Produção de textos
V. Desenvolvimento da oralidade.

Exemplos de Atividades Pedagógicas:

* Exploração de sílabas, rimas, terminações semelhantes de palavras em jogos, desafios e parlendas.
* Identificação de fonema / grafema em um conjunto de palavras.
* Decomposição e composição de palavras em sílabas.
* Identificação e comparação da quantidade, da variação e da posição das letras de determinadas palavras: bingo, textos com lacunas, colocação de palavras em ordem alfabética,confronto entre a escrita produzida pelo/a alfabetizando/a e a escrita padrão.
*Exercícios que explorem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas,como, por exemplo, comparação entre desenhos, números, sinais matemáticos.
* Atividades que levem o/a alfabetizando/a a perceber que, em Língua Portuguesa, se escreve da esquerda para a direita, de cima para baixo.
* Atividades de exploração da segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frases.
* Leitura em voz, apontando cada palavra lida, os espaços entre as palavras e os sinais de pontuação das frases.
* Exercícios de identificação de letras e de reconhecimento da ordem alfabética como bingo,forca, consulta à lista telefônica e ao dicionário.
* Atividades como observação, discussão de regras, jogos ortográficos, palavras cruzadas,charadas, caça-palavras, correção orientada de textos.
* Expor na sala de aula todas as letras do alfabeto, para que os/as alfabetizandos/as, sempre que for necessário, tenham um modelo para consultar.
Espero que tenha ajudado.
Fonte(s):
Este texto foi originalmente publicado no livro Letramento, um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 1998. http://w3.ufsm.br/regina/O_que_%20letram…
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/docum…

0 comentários:

Postar um comentário

 
Template personalizado pelo Blog Graça Layouts. Encomende o seu aqui